AnteriorPróximo
Especiais
Confira a situação de todos os atuais campeões do UFC e seus próximos desafios no Octógono
Por Equipe UFC • 26.08.24
Ser campeão do UFC é uma conquista reservada para poucos. Para alcançar esse patamar, um lutador precisa superar inúmeros desafios e demonstrar seu melhor desempenho no Octógono, conquistando assim o tão cobiçado cinturão. Mas o desafio não termina com a vitória; manter-se no topo exige preparação constante para defender o título contra os melhores do mundo, que estão sempre prontos para assumir o seu lugar. Confira a seguir a situação atual de cada campeão do UFC e os próximos desafios de cada um deles.
Campeã Peso-Palha: Zhang Weili
Zhang Weili comemora a defesa de cinturão no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Xiaonan Yan no UFC 300 (16/4/2024)
Próxima luta: a definir
Zhang Weili deu início ao seu segundo reinado no peso-palha depois de superar Carla Esparza na luta co-principal do UFC 281 com uma finalização. Em seguida, a campeã fez sua primeira defesa dominando por completo a brasileira Amanda Lemos no UFC 292 e agora superou a compatriota Xiaonan Yan no UFC 300, realizado no último sábado. A chinesa vem se mostrando cada vez mais completa e se tornando uma das lutadoras favoritas dos fãs. Ainda não há uma desafiante definida para a campeã lutar.
Campeã Peso-Mosca: Alexa Grasso
Alexa Grasso com o cinturão peso-mosca no Noche UFC. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Última luta: empate dividido contra Valentina Shevchenko no Noche UFC (16/9/2023)
Próxima luta: Valentina Shevchenko (Riyadh Season Noche UFC - 16/9/2024)
Alexa Grasso, sem dúvida, vive o momento mais especial de sua carreira. Na primeira vez em que enfrentou Valentina Shevchenko, ela conquistou o cinturão com uma grande finalização. Já na segunda, a mexicanalutou melhor do que no primeiro duelo – apesar do combate ter terminado em empate. Ela superou a rival em vários momentos, inclusive com umknockdown. Depois de manter o título, ela e Valentina foram as treinadoras do The Ultimate Fighter 32 e agora irão para um novo acerto de contas no Riyadh Season Noche UFC, em setembro deste ano.
Campeã Peso-Galo: Raquel Pennington
Raquel Pennington recebe o cinturáo peso-galo após a vitória no UFC 297. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Mayra “Sheetara” no UFC 297 (20/1/2024)
Próxima luta: Julianna Peña (UFC 307 - 5/10/2024)
Raquel Pennington não desperdiçou sua segunda oportunidade de disputar o cinturão da categoria.A veterana fez prevalecer sua experiência contra a brasileira Mayra “Sheetara” na luta co-principal o UFC 297 e saiu do Octógono o evento com o título do peso-galo. Agora, ela irá enfrentar a ex-campeã Julianna Peña no UFC 307, em Salt Lake City, em busca de sua primeira defesa de título.
Campeão Peso-Mosca: Alexandre Pantoja
Alexandre Pantoja comemora a vitória na luta principal do UFC 301. (Foto por Alexandre Silverio/Zuffa LLC)
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Steve Erceg no UFC 301 (4/5/2024)
Próxima luta: a definir
Alexandre Pantoja mostrou determinação em sua segunda defesa de título consecutiva e estreia lutando no Brasil. O lutador de 34 anos teve um confronto difícil e equilibrado contra Steve Erceg, mas saiu com a vitória por decisão unânime dos juízes após 25 minutos disputados. Após três vitórias pelo título em 10 meses, Pantoja anunciou que planeja uma pausa para descansar e aproveitar sua vitória, enquanto possíveis desafiantes, como Kai Kara-France, Brandon Royval e Tatsuro Taira aguardam a oportunidade de disputar o cinturão.
Campeão Peso-Galo: Sean O'Malley
Sean O'Malley comemora a vitória no UFC 299. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Marlon Vera no UFC 299 (9/3/2024)
Próxima luta: Merab Dvalishvili (Riyadh Season Noche UFC - 16/9/2024)
Sean O’Malley mostrou-se dominante em sua primeira defesa de título. Lutando pela primeira vez aos 25 minutos em sua carreira, o campeão manteve seu ritmo elevado de golpes contra Marlon Vera, vencendo o equatoriano por decisão unânime. Ele propôs uma luta de campeão contra campeão contra Ilia Topuria, mas terá que defender seu título contra Merab Dvalishvili na luta principal do Riyadh Season Noche UFC, em setembro.
Campeão Peso-Pena: Ilia Topuria
Ilia Topuria comemora a vitória na luta principal do UFC 298. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Última luta: vitória por nocaute sobre Alexander Volkanovski no UFC 298 (17/2/2024)
Próxima luta: Max Holloway (UFC 308 - 26/10/2024)
Ilia Topuria fez o que muitos tentaram, mas não conseguiram. O georgiano radicado na Espanha nocauteou Alexander Volkanovski na luta principal do UFC 298 e tornou-se o novo campeão peso-pena do UFC. Invicto na carreira com 15 vitórias, sendo sete delas no Octógono, o peso-pena é hoje um dos lutadores mais perigosos da divisão, mas não terá vida fácil em seu próximo compromisso, já encara o ex-campeão Max Holloway na luta principal do UFC 308 em sua primeira defesa de título.
Campeão Peso-Leve:Islam Makhachev
Islam Makhachev comemora a vitória na luta principal do UFC 302. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Última luta: vitória por finalização sobre Dustin Poirier no UFC 302(1/6/2024)
Próxima luta: a definir
Islam Makhachev se manteve como campeão peso-leve do UFC em seu último desafio. O lutador mostrou-se mais uma vez soberano no Octógono e finalizou Dustin Poirier na luta principal do UFC 302. O russo acumula 14 vitórias seguidas, sendo as sete das últimas oito pela via rápida, e possui um perigoso jogo de wrestling e finalizações. Após a terceira defesa de título, ele agora aguarda seu próximo desafio, sendo uma revanche contra Arman Tsarukyan um possível destino.
Campeão Peso Meio-Médio: Belal Muhammad
Belal Muhammad comemora a conquista do cinturão do peso meio-médio no UFC 304. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Leon Edwards no UFC 304 (27/7/2024)
Próxima luta: a definir
O campeão do peso meio-médio é Belal Muhammad. Aos 36 anos de idade e vivendo sua melhor fase na carreira, o norte-americano de origem palestina tornou-se o 12º campeão da história da divisão até 77 Kg do UFC após vencer Leon Edwards por decisão unânime na luta principal do UFC 304. Além do título, ele acumula 11 lutas de invencibilidade e vitórias sobre nomes importantes da categoria, como Gilbert Burns, Sean Brady, Vicente Luque e Stephen Thompson. Agora, o novo campeão aguarda seu primeiro adversário para defender o posto de melhor meio-médio do mundo.
Campeão Peso-Médio: Dricus Du Plessis
Dricus Du Plessis recebe o cinturão após vitória no UFC 305. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC).
Última luta: vitória por finalização sobre Israel Adesanya no UFC 305 (17/8/2024)
Próxima luta: a definir
Dricus du Plessis brilhou mais uma vez no Octógono, mantendo seu título de campeão dos pesos-médios ao finalizar Israel Adesanya na luta principal do UFC 305, realizado em Perth, Austrália. Invicto na organização, o dono do cinturão acumula oito vitórias em oito lutas, superando adversários de renome como Darren Till, Derek Brunson, Robert Whittaker e Sean Strickland. Embora seu próximo desafio ainda não esteja definido, o CEO do UFC, Dana White, indicou que uma revanche contra Strickland é o caminho mais provável para o sul-africano.
Campeão Peso Meio-Pesado: Alex "Poatan" Pereira
Alex "Poatan" Pereira é introduzido no Octógono antes da luta com Jiri Prochazka no UFC 303, em Las Vegas, em junho de 2024. (Chris Unger/Zuffa LLC)
Última luta: vitória por nocaute Jiri Prochazka no UFC 303 (29/6/2024)
Próxima luta: Khalil Rountree Jr. (UFC 307 - 5/10/2024)
O brasileiro Alex "Poatan" Pereira desponta como favorito ao título de "Lutador do Ano" de 2024, após liderar o histórico UFC 300 e defender o cinturão dos meio-pesados contra Jamahal Hill. Pouco depois, aceitou substituir Conor McGregor no UFC 303 e nocauteou Jiri Prochazka em uma revanche espetacular. Após duas defesas de título em curto período, ele agora terá pela frente Khalil Rountree Jr. na luta principal do UFC 307, em busca da terceira defesa em um período inferior a seis meses.
Campeão Peso-Pesado: Jon Jones
Jon Jones comemora a vitória na luta principal do UFC 285. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Última luta: vitória por finalização sobre Ciryl Gane no UFC 285 (4/3/2023)
Próxima luta: a definir
Atual campeão linear do peso-pesado, Jon Jones está se recuperando de lesão. O norte-americano faria sua primeira defesa de título no UFC 295 contra Stipe Miocic, mas rompeu o tendão do peitoral na reta final de preparação e ainda não tem previsão de retorno ao Octógono. Apesar de Tom Aspinall ser o atual campeão interino e já ter defendido o título uma vez, "Bones" não deve fazer a unificação do título tão breve, já que ele deverá enfrentar Miocic em data a ser agendada no futuro segundo o CEO do UFC, Dana White.
Campeão Interino Peso-Pesado: Tom Aspinall
Tom Aspinall comemora a defesa do cinturão interino do peso-pesado no UFC 304. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Última luta: vitória por nocaute sobre Curtis Blaydes no UFC 304 (27/7/2024)
Próxima luta: a definir
Tom Aspinall vingou-se de sua única derrota sofrida no Octógono em grande estilo. Após sofrer uma lesão em apenas 15 segundos de combate no primeiro encontro com Curtis Blaydes, em 2022, o britânico teve mais uma performance fulminante no Octógono e nocauteou o norte-americano na luta co-principal do UFC 304, defendendo assim o cinturão interino do peso-pesado. Aos 31 anos de idade, o terceiro campeão da história do Reino Unido no UFC aguarda agora uma chance de unificar o título.
Tags
Campeões
Zhang Weili
Alexa Grasso
Raquel Pennington
Alexandre Pantoja
Sean O'Malley
Ilia Topuria
Islam Makhachev
Belal Muhammad
Dricus du Plessis
Alex Pereira
Alex Poatan
Jon Jones
Tom Aspinall
Eventos
Calendário UFC 2024: Programação completa e todos os…
Confira a agenda atualizada do UFC, com os próximos eventos já anunciados e os resultados de todas as lutas do ano.
Veja mais
Notícias
Alex Poatan enfrenta Khalil Rountree na luta principal…
Brasileiro coloca cinturão dos meio-pesados em disputa no evento que acontece dia 5 de outubro em Salt Lake City, nos Estados Unidos.
Veja mais
Notícias
UFC anuncia calendário de eventos para o restante de…
A organização atualizou neste sábado (17) a sua agenda de cards até o encerramento da temporada, no dia 14 de dezembro.
Veja mais